Notícias

Publicado em 25/08/2020
Compartilhe:

Marca Sindifiscal se torna referência no combate à sonegação fiscal no Espírito Santo

Texto: Weverton Campos
Foto:Divulgação

O Sindifiscal se tornou referência quando o assunto é o combate à sonegação fiscal no Espírito Santo - atribuição dos Auditores Fiscais da Receita Estadual.

Diariamente, a entidade é procurada por telefone, e-mail e redes sociais por cidadãos e empresários preocupados com fraudes fiscais em estabelecimentos, como não emissão de nota fiscal; não recolhimento de imposto; vendas irregulares; fraude no regime do Simples Nacional e outras práticas que lesam ao erário e acabam provocando concorrência desleal na economia.

A razão da procura é o grande volume de conteúdo gerado pelo Sindifiscal e amplamente difundido no seu portal, nas redes sociais e na imprensa, via mídia espontânea.

Somente nos últimos dias, jornais como Folha Vitória, ES Hoje, TV Vitória, R7, Sim Notícias, Movimento Online, ES 360 (Metro), entre outros, repercutiram os informes do Sindifiscal mais de duas dezenas de vezes.

As matérias repercutidas foram as referentes à operação no setor supermercadista; o boletim da Receita sobre os impactos da covid-19 na economiaa crescente receita de julho; a atuação da Supervisão de Grandes Contribuintes; a operação no setor automotivo, que recuperou mais de R$ 4 milhões sonegados; e, mais recentemente, o alcance da meta de "Ações Fiscais" de 2020 já no mês de agosto.

Os Links mais recentes dessas repercussões podem ser conferidos na seção "Sindifiscal na Mídia", situada na página principal do portal do sindicato. Já os conteúdos podem ser lidos na área de "Notícias" do site.

Outro registro importante a ser feito é o tutorial de "como denunciar fraudes fiscais no Espírito Santo". Apesar de ter sido realizado em junho de 2017, quando ainda era mais difícil encontrar a Ouvidoria no site da Sefaz, até hoje ele figura como o conteúdo mais acessado da história do site do Sindifiscal, de forma orgânica.

Desde que foi publicado, o tutorial foi lido 4,6 mil vezes e, mensalmente, tem em média 104 acessos. De 19 de julho a 19 de agosto, por exemplo, foi visualizado 178 vezes.

Vale destacar que, por ser uma entidade representativa, o Sindifiscal não tem legitimidade para atuar em relação às denúncias, mas tem cumprido bem o papel de orientar os interessados a registrar as denúncias no site da Sefaz (Secretaria de Estado da Fazenda).

Antes, o Fale Conosco da Secretaria ficava em uma área de difícil acesso, mas agora se encontra logo na página principal, na lateral esquerda, em forma de um chamativo banner em preto, branco e vermelho. Esse é o espaço oficial para a manifestação das denúncias.

"Considerando se tratar de entidade representativa de Auditores Fiscais, temos a obrigação de auxiliar no combate à sonegação como forma de inibir a concorrência desleal relativa a tributos estaduais. É uma ação de interesse social que auxilia no ingresso de recursos públicos e divulga a importância do trabalho dos Auditores Fiscais em prol da coletividade", argumenta o Diretor do Sindifiscal, Geraldo José Pinheiro.

 

Quer saber sobre as últimas ações dos Auditores Fiscais do ES e ficar por dentro das discussões mais recentes envolvendo impostos como ICMS, IPVA e ITCMD, entre outros assuntos de âmbito da Receita Estadual? Então acompanhe agora mesmo o Sindifiscal no Instagram e no Facebook.