Notícias

Publicado em 24/04/2023
Compartilhe:

Centrais sindicais participam de audiência pública da reforma tributária

O Grupo de Trabalho (GT) da Reforma Tributária da Câmara dos Deputados promoveu nesta quarta-feira (19), uma nova audiência pública, onde ouviu 10 centrais sindicais de diversas categorias e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Os diretores da Fenafisco, Celso Malhani e Glauco Honório e presidente do Sinafresp, Marco Chicaroni, acompanharam o debate.

Na sua totalidade, os representantes das centrais sindicais pontuaram que a reforma precisa reverter o quadro de desigualdade e favorecer o desenvolvimento nacional sustentável. O coordenador do grupo de Reforma Tributária da Pública – Central do Servidor e diretor da Fenafisco, Glauco Honório, abordou sobre os pontos mais falados da reforma do consumo – sendo eles o crescimento econômico potencial e o cashback, e o quanto este último impactaria a população mais vulnerável.

“Será que os invisíveis serão atingidos pelo cashback? Estamos falando do Brasil, se a carga tributária estiver focada no consumo e na produção, ele será injusto, e afetará consideravelmente os mais pobres. Precisamos de uma reforma com o potencial de fortalecer a base de financiamento do Estado para fazer políticas públicas, precisamos disso para atender as demandas dos Estados”, pontuou Honório.

O diretor ainda chamou atenção para que o tributo seja administrado por servidores públicos. “A administração financeira do imposto, seja em Conselho ou Agência Interfederativa, deve ser realizada por servidores públicos, ou concursados, ou de primeiro escalão dos governos, ministro, secretários de Fazenda ou finanças”, concluiu.

Para o coordenador do GT, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), as centrais entendem que os impostos sobre o consumo pesam mais no bolso dos mais vulneráveis e devem ser sim uma pauta tão importante quanto a reforma do Imposto de Renda.

Fala do coordenador do Grupo da Reforma Tributária da Pública

(Fala do coordenador do grupo de Reforma Tributária da Pública – Central do Servidor e diretor da Fenafisco, Glauco Honório em 51:30 até 57:40)

 

Fonte: Agência Câmara de Notícias / Edição: Ascom Fenafisco