O Sindifiscal vem a público se manifestar sobre as operações “Honos, Eagle e Chess”, deflagradas hoje, 10 de julho de 2025, que resultaram no afastamento de Auditores Fiscais da Receita Estadual do Espírito Santo por suspeita de corrupção.
É fundamental destacar que a própria investigação que levou a esses afastamentos contou com a participação ativa da Gerência de Inteligência Fiscal da Receita Estadual, uma equipe composta por Auditores Fiscais da própria Receita Estadual. O Sindifiscal reitera seu apoio às investigações e seu compromisso contínuo com a transparência e a integridade no serviço público.
O Sindifiscal repudia veementemente qualquer ato de corrupção ou desvio de conduta, em especial quando envolvendo membros da carreira de Auditores Fiscais essenciais ao funcionamento do Estado. Nossa entidade não é e jamais será conivente com tais práticas. A conduta individual, se comprovada, não pode e não deve macular a honra e a dedicação da vasta maioria dos profissionais da carreira de Auditor Fiscal.
Contudo, reafirmamos nosso compromisso com o Estado Democrático de Direito e a defesa intransigente do contraditório e da ampla defesa para todos os envolvidos, princípios essenciais para a justa apuração da verdade.