Notícias

Publicado em 27/02/2024
Compartilhe:

Sindifiscal defende RGA de 14,38% em ato realizado nesta terça-feira

O Sindifiscal, representado pelo seu presidente Geraldo Pinheiro e pelo diretor financeiro, Carlos Camisão, junto a representantes de outras entidades de servidores públicos se encontraram com o subsecretário de relações institucionais da Casa Civil, Sandro Heleno. Durante a reunião, na manhã desta terça-feira (27/02) foi entregue um documento analítico que reivindica 14,38% de uma revisão geral anual (RGA) imediatamente para os servidores públicos estaduais, abordando às últimas perdas salariais acumuladas desde 2020.

De acordo com o documento apresentado, as entidades ressaltaram ao subsecretário que o contexto econômico é favorável para o governo Casagrande recuperar perdas históricas diante do superávit de mais de R$ 6,5 bilhões, sendo R$ 1,88 bilhões de disponibilidade de caixa líquido, conforme SIGEFES para o exercício de 2023; a nota A do Estado do Espírito Santo, atribuída pelo Tesouro Nacional desde 2012. “Todos os estudos realizados, na previsibilidade orçamentária e fiscal, apontam para a possibilidade de recomposição das perdas minimamente apresentadas”, registra o documento.


Ainda destaca que “a defasagem salarial e a consequente perda do poder de compra trazem consigo, uma clara evasão de servidores, desmotivação e empobrecimento dos servidores, que contribui para a estagnação da economia. Considerando que os servidores públicos estaduais representam uma massa considerável de consumidores, e essa política de perdas salariais causa prejuízos à estabilidade fiscal e orçamentária do Estado”.


O subsecretário, após ouvir as entidades, assumiu o compromisso de levar o assunto ao secretário da Casa Civil e trabalhar em conjunto com o governo para análises apropriadas. Com os indicadores econômicos favoráveis e os recursos disponíveis, o atual cenário representa uma oportunidade para o governador Casagrande honrar sua promessa de recuperar as perdas salariais enfrentadas pelos servidores e garantir justiça financeira para o funcionalismo público.


Além do SINDIFISCAL/ES, também assinam o documento: SINDIPÚBLICOS/ES – SINDILEGIS/ES – SINDIJUDICIÁRIO/ES – SINDIUPES – SINDIJORNALISTAS – SINDSAÚDE/ES – SINDIENFERMEIROS – ACEES – ASSAES – SINDEPES – SINDIPOL/ES – SINDSEMPES – SINDPD/ES – SINODONTO/ES – SINDSAÚDEBUCAL – ASSEMPES – SINDPSI – SINFES – FOCATES – ASSIN – ASSOMES – SINDACE – ASSERDES – AESAP – AFIDAF.