Notícias

Publicado em 26/03/2020
Compartilhe:

Auditores do ES monitoram operações de fornecedores de produtos anticoronavírus

Texto: Weverton Campos
Foto:Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Os auditores fiscais da Receita do Estado do Espírito Santo têm monitorado os preços dos itens essenciais durante a pandemia de coronavírus, entre eles álcool em gel, máscaras, luvas, termômetros de aproximação e respiradores artificiais. O intuito do monitoramento é subsidiar o Procon (Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor) de informações para que o órgão possa verificar se houve aumento desmedido do preço dos itens - o que é vedado pelo artigo 39 do CDC (Código de Defesa do Consumidor). A legislação proíbe a conduta de "elevar sem justa causa o preço de produtos ou serviços" para preservar os cidadãos de práticas abusivas.

"Neste momento de extrema crise viral e econômica no Brasil e no mundo, os auditores fiscais da Receita do Espírito Santo estão colaborando para a sustentação do Estado para que possam ser mitigadas as dificuldades de geração de receita e de informação estratégica. Por isso, estamos monitorando os preços na cadeia de comércio, atacadista e varejista, e dando apoio ao Procon para sua atuação no combate às práticas abusivas de preços", comenta o auditor fiscal Bruno Aguilar.

O gerente de Fiscalização também afirma que os auditores fiscais têm contribuído com a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) por meio do levantamento de fornecedores e preços de equipamentos de emergência que possam atender a população em caso de necessidade.

"Seja em sua atividade essencial de fiscalização de tributos, ou no apoio de informações ao Procon para combate a abusos contra o cidadão ou na varredura das bases de Documentos Fiscais Eletrônicos para embasar a Sesa de dados de fornecedores, o auditor fiscal está presente. A Sefaz (Secretaria de Estado da Fazenda) hoje é um provedor de informações econômico-fiscais e queremos usá-las a favor da sociedade", finaliza Aguilar.

Para o Sindifiscal, a medida evidencia como os auditores fiscais têm trabalhado no sentido de proteger a sociedade, assegurando recursos, monitorando a elevação dos preços e ainda ajudando o governo do Estado na identificação de empresas que possuem a capacidade de fornecer equipamentos em caso de licitações ou eventuais situações compras de emergênciais em função do covid-19.

Os cidadãos também podem ajudar denunciando estabelecimentos que, porventura, estejam praticando preços muito acima dos convencionais, por meio do telefone 151 (Procon Estadual).

 

Quer saber sobre as últimas ações dos Auditores Fiscais do ES e ficar por dentro das discussões mais recentes envolvendo impostos como ICMS, IPVA e ITCMD, entre outros assuntos de âmbito da Receita Estadual? Então acompanhe agora mesmo o Sindifiscal no Instagram e no Facebook.