Notícias

Publicado em 10/09/2018
Compartilhe:

Auditores flagram carreta com quase mil caixas de cerveja sem documento fiscal

Quatro auditores fiscais da Receita Estadual flagraram, na manhã do último dia 28 de agosto, uma carreta que transportava 960 caixas de cerveja sem documento fiscal. A interceptação ocorreu numa blitz realizada em parceria com a Polícia Rodoviária Federal no Km 250 da BR-101, na Serra. Em virtude da irregularidade, o condutor foi autuado e pagou o equivalente a R$ 45 mil (imposto mais multa).

Nos últimos meses, os auditores têm notado, durante operações de trânsito realizadas em pontos estratégicos de rodovias em todo o Estado, constante transporte de cerveja sem documento fiscal oriunda da Bahia e de Sergipe.

A fraude consiste em obter o produto a preços mais baixos em outras Unidades da Federação e então comercializá-las, sem repasse dos impostos, no Espírito Santo. Além de lesar o Estado, que não recebe nada dos tributos, a prática ainda fomenta a concorrência desleal.

Na medida em que um produto, por conta de sua origem fraudulenta, pode ser comercializado a preços mais baixos, os bons empresários, que repassam corretamente os recursos para o Estado, são diretamente prejudicados. Sem capacidade de concorrer com os sonegadores, muitos acabam tendo de fechar as portas dos seus estabelecimentos, engrossando ainda mais a fila de milhões de desempregados no país.

Para o Sindifiscal, o resultado do trabalho dos auditores fiscais da Receita aponta que, além da modernização fazendária, é fundamental a manutenção das operações de trânsito realizadas em conjunto com as Polícias e as operações especiais realizadas também com o Ministério Público Estadual.

São elas que possibilitam ter uma visão ainda mais clara do modus operandi de fraudes nos diversos setores da economia capixaba e embasam ações de combate a práticas que drenam dos cofres públicos recursos que seriam investidos em prol da sociedade.