Notícias

Publicado em 20/03/2018
Compartilhe:

Fazenda lança aplicativo para consumidor capixaba pesquisar menor preço

Os capixabas ganharam um poderoso aliado para economizar na hora de ir às compras. Isso porque a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) lançou nesta terça-feira (20) o aplicativo Menor Preço. Com ele será possível comparar o preço de diversos produtos em estabelecimentos comerciais em todo o Estado. No final da pesquisa, o aplicativo ainda orienta como chegar ao local escolhido.

A solenidade de lançamento aconteceu no Palácio Anchieta e contou com a presença do governador Paulo Hartung, do secretário de Estado da Fazenda, Bruno Funchal, de representantes do setor varejista e do presidente da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), Jacson Carvalho Leite, representando o Governo do Paraná (PR), que desenvolveu o Menor Preço, em 2016.

“O Menor Preço vai ajudar o consumidor a pagar mais barato, mostrando quais estabelecimentos estão cobrando mais ou menos pelo mesmo produto. Isso estimula a concorrência no varejo. Para o Governo do Estado o aplicativo também é importante, uma vez que vamos ter o cidadão participando mais desse processo, pedindo a nota fiscal. O comércio, por sua vez, vai querer emitir nota fiscal, porque ele vai participar do aplicativo e fazer um marketing do próprio estabelecimento. Ou seja, temos um conjunto de boas características para o Estado, para os contribuintes e para o cidadão”, afirmou Funchal.

Fácil de usar

Disponível gratuitamente para usuários de smartphones nas plataformas iOS e Android, o Menor Preço compara o quanto custa um mesmo produto em diversos estabelecimentos. Os preços são atualizados em tempo real, com base nos registros das Notas Fiscais do Consumidor Eletrônica (NFC-e). Atualmente, no Estado, 40 mil estabelecimentos já aderiram à NFC-e e emitem uma média mensal de 7 milhões notas fiscais.

Entre os produtos disponíveis para consulta no Menor Preço estão os alimentícios, medicamentos, combustíveis, higiene e beleza, vestuário, brinquedos e outros.

Para fazer o comparativo, o consumidor faz a leitura do código de barras do produto que pretende pesquisar ou digita o nome do que procura no campo de busca. O aplicativo também fornece o mapa de localização, o endereço e o trajeto até o estabelecimento escolhido pelo cliente. O usuário pode compartilhar com outras pessoas o resultado da sua busca.

O Menor Preço também permite a criação de listas de produtos, para que o consumidor verifique onde cada item de sua compra está mais barato. Com a lista salva, é possível procurar todos ao mesmo tempo. Para utilizar essa opção é preciso fazer cadastro no site do Programa Nota Paraná (www.notaparana.pr.gov.br). Em breve será possível fazer o cadastro via Facebook ou Google.

O usuário pode estabelecer critérios na hora de fazer sua pesquisa, como a distância entre ele o estabelecimento e a data em que o produto foi vendido. Para consultas simples não é necessário ser cadastrado. O histórico da pesquisa realizada e a variação de preço do produto ficam registrados.

Com informações do governo do Estado