Notícias

Publicado em 15/10/2019
Compartilhe:

Auditor do ES é convidado pelo Rio para implantar Programa de Educação Fiscal nas escolas

Texto: Weverton Campos
Foto: Divulgação/Sefaz

O auditor fiscal da Receita do Estado do Espírito Santo, Francisco Costa de Andrade, foi cedido para a Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro para implantar o Programa Municipal de Educação Fiscal nas escolas.

Assim como no Espírito Santo, o projeto carioca terá como prioridades sensibilizar os alunos para a função socioeconômica do tributo, levar conhecimentos sobre a Administração Pública e incentivar o acompanhamento da aplicação dos recursos públicos, por meio de uma abordagem didático-pedagógica nas salas de aula.

Francisco Costa tomou posse na última quinta-feira (10) e planeja implementar o programa em todas as escolas públicas e particulares da capital carioca até o final de 2020. Para isso, está focado agora em desenvolver um Projeto de Lei que será apreciado pela Câmara de Vereadores.

"Recebi o convite do secretário municipal de Fazenda do Rio, Cesar Augusto Barbiero, auditor da Receita Federal, no mês de maio. Desde então vinha amadurecendo a ideia. Com minha resposta positiva, tive a autorização do secretário de Estado da Fazenda Rogélio Pegoretti e do governador Renato Casagrande para seguir com o desafio", comenta o auditor.

No Espírito Santo, ele era instrutor do PET (Programa de Educação Tributária) desde 1994, dez anos após ingressar via concurso público na Sefaz (Secretaria de Estado da Fazenda). Desde 2002 também respondia pela função de coordenador do projeto.