Notícias

Publicado em 19/11/2018
Compartilhe:

Auditor participa de organização de Campeonato Brasileiro de Basquete Master

Texto: Weverton Campos
Crédito da foto em destaque: Divulgação/Avabes

Geraldo José Pinheiro (55 anos), auditor fiscal da Receita do Estado que atualmente ocupa o posto de diretor financeiro do Sindifiscal-ES, participou da organização do 34º Campeonato Brasileiro de Basquete Master, que aconteceu de 10 a 17 de novembro em Vitória. A cidade não recebia o campeonato desde 2003.

A competição nacional é organizada anualmente pela Federação Brasileira de Basquetebol Master (FBBM), representada no Espírito Santo pela Avabes (Associação de Veteranos e Amigos do Basquete), da qual Geraldo também responde pela área financeira. O auditor fiscal Rafael Quélhas também joga Basquete Master, mas não pôde participar do campeonato por estar lesionado.

Ao todo, foram cerca de 1000 atletas que disputaram em 17 categorias, tanto masculinas quanto femininas, entre os quais estiveram várias estrelas da modalidade, como Alessandra Oliveira, Carioquinha, Dalila Bulcão, Êga, Israel Machado, Iziane Castro, Gerson Victalino e Ratto. Além da anfitriã e do Distrito Federal, as delegações foram oriundas de 17 Unidades da Federação: Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo.

No campeonato, o Espírito Santo competiu em 11 categorias (divididas por idade), sendo oito masculinas e três femininas. Saiu como campeão masculino nas categorias 40+ e 45+; vice-campeão na categoria 35+ e recebeu medalha de bronze nas categorias 30+, 55+ e 75. Com a equipe feminina na categoria 55+, o ES também terminou a competição com medalha de bronze.

O auditor avaliou como muito positiva a realização do evento no Estado. "O campeonato foi muito bom, com frequência e participação muito boas. No começo, estávamos apreensivos com a questão das chuvas às vésperas do campeonato, mas até nisso fomos favorecidos porque o tempo melhorou", relata.

Para Geraldo, o evento também deixará uma grande contribuição para a prática do esporte no Estado. "Este campeonato vai deixar um legado para a atividade desportiva local. Nós fizemos com recursos próprios a reforma de duas quadras (Saldanha e Ítalo Brasileiro), incluindo a parte elétrica do Álvares Cabral, incentivando assim a prática do esporte e fazendo com que muitas pessoas que tinham parado retornem à prática".

Todos os três primeiros colocados das 17 categorias receberam troféu e medalhas. A lista completa dos vencedores pode ser conhecida no site www.avabes.com.br

Histórico no basquete

Geraldo Pinheiro conta que jogou basquete amador na adolescência e início da juventude, dos 13 aos 20 anos. Na vida adulta, voltou a se reunir com pessoas que jogavam basquete amador na mesma época que ele. "Eu joguei no final dos anos 70 e início dos anos 80. Tem uma geração que jogou nesse período. Depois que essas pessoas fizeram suas vidas, resolvem bater uma bola", relembra.

Apesar de ter ficado dez anos afastado por conta de lesões no joelho e no ombro (2002 a 2012), no período de atividade Geraldo foi campeão com a equipe capixaba no Maranhão em 2015 (categoria 50+), mas também participou de competições em Recife (PE) e Goiânia (GO).

Histórico com a Avabes

A Avabes foi criada em 2002, mas somente em 2011 o auditor passou a fazer parte da entidade. Desde 2013, responde pelo financeiro.

"O pessoal ficou sabendo que em outros Estados tinham associações. Aí participaram de um Campeonato Brasileiro em Santos e quando voltaram criou-se a ideia de fazer a associação. E assim foi no Brasil, de sorte que hoje praticamente todos os Estados têm desenvolvido o Basquete Master", relembra.

O diretor do Sindifiscal conta também que o Espírito Santo tem sido celeiro de grandes talentos. "Muitos atletas do Espírito Santo já participaram de mundiais representando a seleção brasileira, conseguindo títulos panamericanos e mundiais", finaliza.