Notícias

Publicado em 26/06/2018
Compartilhe:

Reforma Tributária é tema de Curso para Jornalistas do Sindifiscal

 O Sindifiscal-ES (Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual) promoverá no dia 23 de julho a segunda edição do Curso para Jornalistas e Estudantes de Jornalismo do Espírito Santo. Neste ano, o tema será Reforma Tributária e Justiça Social, nos moldes do que propõem a Fenafisco (Federação Nacional dos Fiscos Estaduais) e a Anfip (Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal).

Todos os assuntos a serem tratados estão ligados direta e/ou indiretamente às anomalias da configuração atual do sistema tributário brasileiro, que, por um lado, beneficia os mais ricos e, por outro, prejudica as famílias de baixa renda. Entre os assuntos estão: desigualdade social (concentração de renda; diferenças salariais observadas conforme gênero e raça); necessidade de taxação das grandes fortunas; o exemplo do sistema tributário internacional; sonegação de impostos; simplificação de impostos, entre outros.

Dirigido por Francelino das Chagas Valença Junior, auditor fiscal da Receita do Estado de Pernambuco e Diretor de Formação Sindical e Relações Intersindicais da Fenafisco, o curso acontecerá das 8h30 às 11h30 no auditório Hermógenes Lima da Fonseca da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). Todos os presentes receberão certificado de participação de 3 horas.

Inscreva-se gratuitamente aqui

Lançado na Câmara dos Deputados no mês passado, o movimento nacional pela Reforma Tributária é baseado em oito premissas: perspectivas de desenvolvimento; fortalecimento do bem-estar social; progressividade do sistema tributário por meio da ampliação da tributação direta (sobre renda e patrimônio); redução da tributação indireta (sobre consumo); restabelecimento das bases do equilíbrio federativo; tributação ambiental; aperfeiçoamento da tributação sobre o comércio internacional e fomento de ações que resultem no aumento das receitas, sem aumento da carga tributária.