Notícias

Publicado em 03/10/2022
Compartilhe:

Auditores Fiscais da Receita Estadual do Espírito Santo são premiados no primeiro Ideathon

O projeto idealizado pelos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Espírito Santo (Antonio Luz, Heider Lemos e Ricardo Santos) com mentoria da Auditora Fiscal Sarah Vantil, foi o grande vencedor do primeiro Ideathon, evento promovido pelo Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (ENCAT).

    

O projeto “Portal Declara-Fácil”, tem como objetivo a simplificação de declarações prestadas ao Fisco. Segundo o Auditor Heider Lemos, “o projeto apresentado é focado na facilitação da relação fisco-contribuinte. Nós identificamos que os contribuintes têm dificuldades no preenchimento de obrigações acessórias, tanto declarações quanto documentos fiscais, como notas fiscais”.

 

O “Portal Declara-Fácil”, vai auxiliar os contribuintes do Simples no preenchimento da PGDAS, assim como irá analisar se todos os documentos fiscais foram devidamente escriturados pelo contribuinte, minorando futuras autuações pela falta de escrituração e também combatendo as fraudes acobertadas com a emissão de documentos fiscais de operações não realizadas.

 

Outra novidade proporcionada pelo projeto é um motor de cálculo do ICMS, com a disponibilização das alíquotas e segundo o Auditor Antonio Luiz “o software emissor do contribuinte poderá utilizar as alíquotas cadastradas para emissão dos documentos fiscais”.

 

O Auditor Ricardo Santos explicou que o Portal Declara-Fácil será desenvolvido em um Hackathon a ser realizado em Maceió-AL, durante o próximo mês de novembro. O Hackathon contará com a participação de estudantes universitários e um amplo ecossistema de startups que em 72 horas deverão desenvolver o Portal Declara-Fácil.

 

Como reconhecimento pela idealização do Portal Declara-Fácil os Auditores Fiscais foram contemplados com uma viagem a Washington-DC, onde terão a oportunidade de conhecer as instalações do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).