Perguntas Frequentes

Em linhas gerais, é tarefa primordial dos Auditores Fiscais da Receita Estadual combater a sonegação fiscal e a concorrência desleal, arrecadando recursos que deverão ser investidos pelo poder público em áreas essenciais para toda a sociedade, como Saúde, Educação, Infraestrutura e Segurança.  

AGV - Agência Virtual
Quais impostos são de atribuição dos Auditores Fiscais da Receita Estadual?

Cada Ente (Município, Estado e União) possui seu próprio corpo de Auditores Fiscais para garantir a coordenação, programação e exercício da Tributação, da Arrecadação e da Fiscalização dos tributos de sua competência. No caso do Estado, os tributos que lhes dizem respeito são o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e o ITCMD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação), respectivamente em ordem de importância de arrecadação.

A Receita do Estado do Espírito Santo é uma Subsecretaria vinculada à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), localizada na Enseada do Suá, em Vitória. Para facilitar o atendimento ao contribuinte, ela está dividia em Subgerências (Vila Velha, Linhares, Cachoeiro de Itapemirim e Colatina) e agências regionais. Atualmente, estas Agências estão situadas em Alegre, Aracruz, Barra de São Francisco, Cachoeiro, Cariacica, Colatina, Linhares, São Mateus, Serra, Venda Nova do Imigrante e Vitória. Os endereços podem ser localizados no site da Sefaz -> Receita Estadual -> Circunscrição das AREs.