Notícias

Publicado em 25/05/2020
Compartilhe:

Auditor Fiscal participa de live de deputada voltada aos produtores rurais

Texto:Weverton Campos
Foto:Arquivo Pessoal

O Auditor Fiscal da Receita Estadual Thiago Duarte Venâncio, atual Supervisor de Educação Tributária da Sefaz (Secretaria de Estado da Fazenda) participará, às 18h da próxima quarta-feira (27), de uma live (transmissão ao vivo) com a deputada estadual Janete de Sá voltada especialmente para produtores rurais do Espírito Santo.

Para conferir a transmissão, basta acessar o perfil da parlamentar no Instagram (instagram.com/janetedesa_es) ou o do Auditor (instagram.com/thiagovenancio) no horário indicado e acessar o círculo colorido, situado na parte superior esquerda dos perfis.

Na oportunidade, serão debatidos temas como a NFA-e (Nota Fiscal Avulsa Eletrônica), sobre o PEAS (Programa Estadual de Alimentação Social) e também sobre o aplicativo Feira Capixaba.

"Falaremos sobre a importância da NFA-e, ainda mais em tempo de pandemia, para produtores rurais e pescadores que, em sua maioria, ainda usam bloco de nota em papel. É interessante ampliar o uso da NFA-e em um momento de necessário isolamento social dado o risco de contágio de coronavírus", comenta Thiago Venâncio.

Segundo ele, também vai ser debatida a aprovação pela Ales (Assembleia Legislativa do Espírito Santo) do Programa Estadual de Alimentação Social - iniciativa da deputada Janete de Sá que aguarda sanção do governo. O programa é voltado a agricultores familiares, é extensivo às suas associações e cooperativas, e possui o objetivo de fomentar a organização e modernização da produção e melhorar o escoamento dos produtos da agricultura familiar, além de favorecer a aquisição desses produtos por órgãos públicos estaduais, como hospitais, presídios e escolas.

"A live será útil a todos os produtores rurais, contribuintes e cidadãos de um modo geral. Na oportunidade também falaremos sobre o aplicativo Feira Capixaba, que mantém feirantes em atividade durante o isolamento social e facilita ao usuário da ferramenta a compra de produtos orgânicos e saudáveis produzidos em nossa terra", explica Thiago.

Ainda segundo o Auditor, iniciativas como essa são muito importantes para dar seguimento às atividades da Educação Tributária, que, normalmente, realiza muitas palestras e cursos presenciais Espírito Santo afora, mas agora foca sua atuação no mundo virtual.

"A Educação Tributária da Sefaz está próxima de lançar um curso a distância, em parceria com a Gedef (Gerência de Desenvolvimento Fazendário), para levar informação ao contribuinte, favorecendo o isolamento e mantendo o papel do Auditor Fiscal de trabalhar em prol da arrecadação capixaba para que ela sofra o mínimo de impacto possível", finaliza o Auditor.

Thiago Duarte Venâncio é Administrador de Empresas, pós-graduado em Direito Tributário e servidor público desde 2002. Trabalhou na Sefaz como Auxiliar Fazendário e em seguida foi Auditor Fiscal de Tributos Municipais. Desde 2017, é Auditor Fiscal da Receita Estadual e atualmente supervisiona a Educação Tributária, vinculada à Geaco (Gerência de Atendimento ao Contribuinte).

 

 

 

Quer saber sobre as últimas ações dos Auditores Fiscais do ES e ficar por dentro das discussões mais recentes envolvendo impostos como ICMS, IPVA e ITCMD, entre outros assuntos de âmbito da Receita Estadual? Então acompanhe agora mesmo o Sindifiscal no Instagram e no Facebook.