Notícias

Publicado em 22/05/2020
Compartilhe:

Auditor e Historiador, Achiamé participa de live sobre Colonização do Solo Espírito-Santense

Texto: Weverton Campos
Foto: Arquivo pessoal

A data de desembarque dos colonizadores portugueses no Espírito Santo, em 23 de maio de 1535, será o tema de uma conversa entre o auditor fiscal da Receita Estadual aposentado e historiador Fernando Achiamé e o Diretor do Sindifiscal, e entusiasta de história, Geraldo José Pinheiro.

Na live, que acontecerá às 16h deste sábado (23) no Instagram do Sindifiscal (@sindifiscales), os dois vão conversar um pouco sobre a criação do primeiro núcleo populacional da capitania do Espírito Santo, que anos mais tarde se tornaria Vila Velha, e, 14 anos adiante, a transferência da capital para a Vila de Nossa Senhora da Vitória, que mais tarde viria a ser a capital capixaba Vitória - nossa Ilha do Mel.

Fernando Antonio de Moraes Achiamé exerceu atividade de auditoria fiscal até 2009, foi professor universitário e também é poeta e autor de diversos artigos e livros de destaque no cenário local e nacional. Além disso, por permissão da legislação à época, Achiamé exerceu a direção do Arquivo Público Estadual e trabalhou no Conselho Estadual de Cultura.

Não deixe de conferir!