Notícias

Publicado em 20/09/2019
Compartilhe:

Com representante do Fisco capixaba, 3° Encontro do Cira debate sonegação e reforma tributária

Texto: Weverton Campos
Foto: Divulgação/MPPE

A cidade de Recife (PE), por meio do Ministério Público de Pernambuco, recebe nesses dias 19 e 20 de setembro a terceira edição do Encontro Nacional do Cira (Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos). Representa o Espírito Santo o auditor fiscal da Receita do Estado, Bruno Aguilar.

O objetivo principal do evento é, por meio da integração de órgãos de controle (representados por membros e servidores do Ministério Público e de instituições parceiras como Procuradoria-Geral do Estado, Tribunal de Contas e Sefaz), traçar metodologias na área de recuperação de ativos. Entretanto, além dessa discussão corriqueira, na edição deste ano o grupo debate o modelo do sistema tributário brasileiro.

Leia também: MPPE dá início ao 3º Encontro Nacional de Recuperação de Ativos

"Além das pautas tradicionais, como combate à sonegação fiscal, eficácia na recuperação de ativos e soluções das controvérsias entre empresas e Fisco, também consta na pauta do evento as discussões referentes à Reforma Tributária, que certamente vai impactar os trabalhos dos auditores", destaca Aguilar. Segundo o gerente de Fiscalização da Sefaz-ES, o encontro contribui em traçar um novo panorama de atuação, que pode ser definido com a proposta da Reforma Tributária.

"Este é um momento ímpar, em que se pode agregar novos conhecimentos e compartilhar com outros colegas as experiência do Espírito Santo no que diz respeito às questões de recuperação de tributos, enfretamento de empresas noteiras, e de autorregularização", conclui o auditor.

O terceiro Encontro Nacional do Cira é realizado pela Procuradoria-Geral de Justiça de Pernambuco, coordenado pela Escola Superior do Ministério Público do Estado e com apoio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça.

Aguilar-Cira