Notícias

Publicado em 26/06/2019
Compartilhe:

Auditor fiscal Bruno Aguilar vai discursar na Ales sobre impacto do trabalho do setor de petróleo para o ES

Texto: Weverton Campos

O auditor fiscal da Receita do Estado do Espírito Santo, Bruno Aguilar Soares, vai discursar na Ales (Assembleia Legislativa) na próxima segunda-feira (1°) sobre o impacto do setor de petróleo e gás da Sefaz (Secretaria de Estado da Fazenda) para a sociedade capixaba.

Foi graças ao trabalho de auditoria das operações, realizado desde 2009, que o Estado chegou a um acordo com a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) firmado no dia 5 de abril, garantindo ao Espírito Santo um incremento de mais de R$ 10,5 bilhões ao longo das próximas décadas.

A participação de Aguilar, que ocupa o cargo de gerente de Fiscalização na Sefaz, ocorrerá no âmbito da Fase das Comunicações no Plenário da Ales, a partir de 17 horas. Como as galerias estarão abertas ao público, o Sindifiscal, proponente da apresentação, convida todos os seus filiados a prestigiarem o momento.

"Vai ser um resgate histórico do trabalho desempenhado desde 2012, incluindo os treinamentos, as fases das tratativas do acordo, as dificuldades enfrentadas e finalizando com as perspectivas de futuro", comenta Aguilar.

"Também vai ser enfatizado como o trabalho dos auditores é fundamental para a sociedade e a importância de se estruturar a Fazenda como um todo, como tem sido feito com o setor de petróleo, que ganhou um núcleo próprio", conclui o gerente fiscal.

Por entender a importância desses recursos para a garantia da sustentabilidade e do desenvolvimento do Espírito Santo, o Sindifiscal pediu à Ales uma participação na Fase das Comunicações, por intermédio da deputada Janete de Sá, o que foi prontamente atendido pelo Legislativo Estadual.

O auditor Luiz Cláudio Nogueira, assessor especial do recém-criado Nupetro (Núcleo de Petróleo e Gás) e responsável por coordenar por anos os trabalhos do setor no âmbito da Srent (Supervisão de Receitas Não Tributárias), também participaria da exposição, mas se encontrará impedido por um compromisso fora do Espírito Santo.