Notícias

Publicado em 20/11/2018
Compartilhe:

Brasileiro que preside Nissan-Renault e dirige a Mitsubishi é preso no Japão por fraude fiscal

Texto: El País
Crédito da foto em destaque: Divulgação

O presidente da Nissan e CEO da Renault, Carlos Ghosn, foi detido nesta segunda-feira em Tóquio por evasão fiscal, depois de ter escondido do Tesouro parte de sua renda milionária por anos. O executivo, de 64 anos, que também dirige a empresa Mitsubishi, foi interrogado pelo Ministério Público japonês e preso depois de uma queixa da própria empresa, que proporá sua demissão esta semana. O caso, que respingou em para outro alto funcionário da empresa, Greg Kelly, também detido, é o resultado de uma investigação interna conduzida com base em depoimento de funcionários, de acordo com a Nissan em um comunicado. As ações da Renault na Bolsa de Valores de Paris despencaram mais de 10% e as da Nissan em Frankfurt, mais de 7%.

"Com base em denúncias de informantes, a Nissan realizou uma investigação interna nos últimos meses, sobre irregularidades cometidas pelo presidente Carlos Ghosn e pelo membro do conselho Greg Kelly", disse a empresa em nota, mais ou menos as mesmas frases, sem mais detalhes, que Hiroto Saikawa, CEO da Nissan, usou em declarações à imprensa após a prisão ter sido anunciada. Esta investigação mostrou que "por muitos anos" Ghosn e Kelly informaram às autoridades da Bolsa de Valores de Tóquio valores inferiores aos realmente recebidos. A televisão pública japonesa NHK diz que a fraude supostamente cometida por Ghosn é de 5 bilhões de ienes (cerca de 3.165 milhões de reais). A Nissan também afirma que Ghosn usou outros "ativos da empresa" para benefício pessoal e cometeu, como Kelly, outras irregularidades. Foi a própria Nissan que informou o Ministério Público do Japão, diz a empresa.

Antes dos supostos atos criminosos cometidos, Saikawa, um homem da empresa que o próprio Ghosn alçou ao cargo principal da montadora japonesa – ele ficou com a presidência do Conselho de Administração –, confirmou que na quinta-feira irá reunir em caráter extraordinário o Conselho de Administração para propor a destituição de Ghosn e Kelly. Saikawa também garantiu que a tríplice aliança entre a Renault, a Nissan e a Mitsubishi não será afetada. Por fim, expressou sua "indignação, frustração, decepção e desespero" ao saber dos resultados da investigação e pediu "sinceras desculpas" aos acionistas, funcionários e clientes da Nissan. Ele também garantiu que uma análise do que aconteceu será feita e serão tomadas medidas para que isso não se repita.

A remuneração de Ghosn, o ponto-chave do escândalo, chegou a 17 milhões de dólares (quase 65 milhões de reais) em 2017, segundo o jornal econômico Bloomberg. O executivo recebeu 6,5 milhões de dólares da Nissan, 2 da Mitsubishi e 8,5 da Renault. Na França, o salário do diretor foi alvo de um escândalo e só passou pelo filtro da assembleia de acionistas quando Ghosn concordou em reduzi-lo em 20%.

Salvador da Nissan

Ghosn, nascido no Brasil, descendente de libaneses e cidadão francês, iniciou sua carreira na Michelin, de onde se mudou para a Renault em 1996. Em 1999, ingressou na Nissan depois que a Renault comprou uma participação de controle na empresa japonesa, da qual se tornou CEO em 2001. Ele é considerado o arquiteto da ressurreição da Nissan após a falência e também a pessoa que conseguiu nos anos 90 reviver a Renault, cujo maior acionista é o Estado francês.

Sua figura como presidente é considerado crucial para ambas as empresas e para a Mitsubishi, num momento em que a indústria automotiva está enfrentando desafios sem precedentes, como o surgimento do carro elétrico e do veículo sem condutor, e até a queda de proprietários de veículos, em decorrência dos serviços de compartilhamento de carros em cidades que tentam reduzir a poluição e a presença de carros nas ruas.

Ele também foi um dos primeiros executivos que apostou na globalização no setor automotivo, com a assinatura de uma aliança estratégica entre a Renault e a Nissan, à qual a Mitsubishi aderiu em 2016. Não está claro o impacto da prisão de Ghosn na aliança entre as três empresas, que ele dirigia.

A Renault detém 43% da empresa japonesa, enquanto esta tem uma participação de 15% no grupo francês, graças ao acordo alcançado há quase 20 anos, que também inclui a Mitshubishi. Alguns meses atrás chegou a ser anunciado que ambas as empresas estavam estudando uma fusão, comandada por Ghosn. Entre as duas marcas, venderam pouco mais de 10 milhões de carros em 2017.