Notícias

Publicado em 09/11/2018
Compartilhe:

Espírito Santo já permite emissão integral de passagem de ônibus pela internet

Texto: Weverton Campos/Com informações da Sefaz-ES
Crédito da foto em destaque: Reprodução/Facebook/Grupo Gontijo

Desde o dia 8 de outubro deste ano, a Sefaz-ES (Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo) já está permitindo a emissão de passagens de transporte terrestre por meio da internet. Antes, o consumidor podia reservar o bilhete via web, mas em seguida tinha de enfrentar filas nos guichês das empresas para fazer a troca do comprovante pela passagem. Com a mudança, o processo passa a ser realizado de maneira integral nas plataformas digitais.

Apesar de no Estado somente a Gontijo emitir o bilhete de passagem eletrônico (BP-e) atualmente, outras seis empresas já estão em fase de testes e em breve também poderão realizar o procedimento. “Com essa nova tecnologia todos serão beneficiados por meio de processos mais eficientes, gerando economia de recursos para as empresas, facilitando a vida das pessoas e aprimorando o monitoramento das operações comerciais”, ressaltou o secretário de Estado da Fazenda, Bruno Funchal.

A implantação do BP-e vem ocorrendo em todo o Brasil por meio da atuação integrada das secretarias da Fazenda junto à Receita Federal, representantes das empresas de transporte e agências reguladoras. Por enquanto, a migração é opcional para as companhias, mas em 2019 passará a ser obrigatória.

Para o gerente de Fiscalização da Sefaz-ES, Bruno Aguilar Soares, quanto antes acontecer a atualização, melhor. “Neste período, as empresas podem migrar o sistema paulatinamente, de modo planejado, com intuito de assegurar uma implementação orientada para a melhor adaptação de seus negócios, e mitigação de eventuais problemas inerentes às mudanças em sistemas de gestão”, orienta.

Aguilar também ressalta as vantagens, para a Receita Estadual, do novo sistema, sobretudo o acompanhamento das operações comerciais em tempo real. "O BP-e vai possibilitar maior transparência da informação tributária, bem como a melhoria no processo de controle fiscal, resultando em um célere intercâmbio e compartilhamento de informações entre os fiscos”, garante.

As empresas de transporte terrestre de passageiros que atuam no Espírito Santo e que ainda não iniciaram o processo devem entrar em contato pelo e-mail stepp@sefaz.es.gov.br.