Notícias

Publicado em 05/10/2018
Compartilhe:

Fenafisco participa de lançamento de revista que avalia parlamentares

Texto: Fenafisco
Crédito da foto em destaque: Divulgação/Anfip

A Fenafisco (Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital), que representa o Sindifiscal-ES a nível de Brasil, participou do lançamento da revista E-Ranking Cidadão na sede da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Anfip), em Brasília, na última terça-feira (2). O representante da entidade foi o diretor de Assuntos Parlamentares, Pedro Lopes.

A publicação tem versão impressa e uma plataforma virtual que aponta o desempenho dos parlamentares no Congresso Nacional. Quem faz esse panorama global da atuação de senadores e deputados é o Laboratório de Estudos Político-sociais (Labep) coordenado pelos cientistas políticos Jorge Mizael e Gustavo Tavares.

Além de Pedro Lopes, estiveram presentes na solenidade Floriano Sá Neto, presidente da Anfip (Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal), Geraldo Seixas, presidente do Sindireceita (Sindicato Nacional dos Analistas Tributários da Receita Federal) e Rudiquei Marques, presidente do Fonacate (Fórum Nacional das Carreiras Típicas de Estado), oportunidade em que elogiaram a publicação e classificaram como um instrumento capaz de subsidiar a população no monitoramento da atividade parlamentar.

O lançamento foi acompanhado ainda pela vice-presidente de Cultura Profissional e Relações Interassociativas da Anfip, Dejanira Freitas Braga, e por representantes de entidades e organizações da sociedade civil.

A publicação disponibiliza à sociedade o desempenho legislativo referente aos governos da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e de seu sucessor, Michel Temer (MDB), em assuntos como concessão dos benefícios Seguro-desemprego, Pensão por Morte e Auxílio-doença, Teto dos Gastos Públicos; Reforma Trabalhista; Terceirização e exploração do Pré-Sal.

O levantamento atribuiu valor positivo àqueles que trabalharam no enfrentamento às desigualdades estruturais para promover o desenvolvimento, e valor negativo à performance parlamentar que rendeu prejuízos à população. A ideia central é, além de informar sobre as ações políticas e o exercício do Poder Legislativo, no momento que antecede as eleições de 2018, fortalecer a democracia, incentivando a efetiva participação política cidadã. A publicação conta com o apoio da Anfip (Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal) e Fenafisco (Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital).