Notícias

Publicado em 17/03/2023
Compartilhe:

Sindifiscal recebe homenagem no Dia dos Consultores do Tesouro Estadual

A Sessão Solene foi realizada na manhã desta sexta-feira (17/3), no plenário Dirceu Cardoso, com a entrega de certificados a 12 servidores. Dentre eles foi homenageado o Presidente do Sindifiscal, Geraldo Pinheiro

O deputado Dary Pagung (PSB), proponente do evento, foi substituído pelo deputado Tyago Hoffmann (PSB). Hoffmann destacou o trabalho dos consultores estaduais e lembrou a nota A concedida pela Secretaria do Tesouro Nacional ao governo do Estado.

“Isso se deve à responsabilidade dos gestores públicos, do governador Renato Casagrande e do Legislativo Estadual e ao trabalho dos Auditores Fiscais da Receita e Consultores do Tesouro Estadual. Tenho uma excelente relação essas categorias e fico feliz com a honra de presidir a sessão solene”, disse.

Na oportunidade, o presidente do Sindifiscal registrou a importância das carreiras dos Auditores Fiscais que trabalham no âmbito de suas respectivas competências para o ingresso de receita pública, enquanto a gestão fiscal/contábil e o planejamento se dá pelos Consultores. “Essas carreiras atuam da seguinte forma, por um lado a Receita trabalhando pelo ingresso de recursos público, atuando no numerador da “nota A”, e por outro, o Tesouro atuando no denominador da fração através do controle do gasto e maximizando a nota ‘A”.

O secretário de Estado da Fazenda, Marcelo Altoé, ressaltou a ação dos gestores responsáveis, que colaboram para maior arrecadação do Estado, possibilitando, assim, a realização de investimentos pelo governo da ordem de R$ 8 bilhões no período de 2019 à 2022.

Também se pronunciaram o presidente da Associação dos Consultores do Tesouro Estadual (Acees), Paulo Sérgio Torres; o consultor do Tesouro Estadual Tiago Luiz Freitas Roque; e o presidente do Sindfiscal-ES, Geraldo José Pinheiro. E representando Pagung, Rodrigo Fardin, que é supervisor do gabinete do líder de governo. Pelos homenageados falou o consultor Pedro Oliveira

História

O Dia dos Consultores do Tesouro Estadual (10 de março) foi instituído pela Lei Estadual 10.480/2016, de autoria de Pagung. É o reconhecimento aos esforços despendidos, na gestão dos recursos financeiros do Estado, pelos servidores, que têm papel determinante na condução do equilíbrio da economia capixaba.