Notícias

Publicado em 09/02/2022
Compartilhe:

Sindifiscal  participa de reunião da Pública  com líder do governo

Nesta terça feira, (08/02), dirigentes de entidades representativas de servidores públicos estaduais estiveram reunidos no gabinete do Deputado Dary Pagung, líder de Governo na Assembleia legislativa do ES, para tratar do projeto relativo à revisão geral de servidores públicos.

Na oportunidade, foi registrado ao parlamentar que em decorrência da legislação federal consubstanciada na Lei 173/20, todos os servidores públicos do país não tiveram qualquer reajuste decorrente do processo inflacionário. 

No caso específico do ES foi esclarecido ainda que o único reajuste concedido neste governo de 3,5% em dezembro/2019, foi quase que integralmente absorvido pela reforma da previdência que majorou os descontos em 3%, ou seja, nos últimos 03 anos (janeiro/2019 a dezembro/2021) os servidores tiveram apenas 0,5% enquanto que a inflação ficou em torno de 20%.  

Foi relatado ainda que o próprio Governo divulgou um saldo de caixa de 4,2 bilhão em dezembro/2021 e que estudos realizados no âmbito do poder executivo evidenciam que seria possível a concessão de reajustes que possibilitassem a recomposição inflacionária sem comprometer os gastos com pessoal nos termos da Lei de responsabilidade fiscal.  

Após estes esclarecimentos, o líder de governo informou que terá uma reunião com o Governador Casagrande amanhã e se comprometeu a levar essa demanda e analisar a possibilidade de melhoria do índice proposto.