Notícias

Publicado em 30/04/2021
Compartilhe:

Soluções tecnológicas inovadoras para o Varejo serão discutidas no 6º Inova NFC-e com palestra de Auditor do ES

Texto: Weverton Campos, com informações do Inova NFC-e
Foto: Arquivo Pessoal/ Bruno Aguilar


Para divulgar soluções tecnológicas inovadoras para o varejo com o uso da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e), o Encat (Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais) irá promover de 22 a 24 de junho o 6º Inova NFC-e.

O evento, cujo tema é Inovações fiscais para um mundo em transformação, será realizado junto com o 1º Fórum de Documentos Fiscais Eletrônicos de Transporte e terá uma agenda com palestras, cases de empresas, painéis e talk shows patrocinados.

O 6º Inova NFC-e ocorrerá de forma virtual por meio da plataforma Live Streaming e terá transmissão ao vivo pela Web das 15h às 18 horas e será aberto ao público.

Em cada um dos dias haverá uma palestra institucional com 30 minutos de duração, a apresentação de três cases selecionados com 25 minutos de duração cada (dois cases de NFC-e um case DF-e Transportes), além de quatro talk shows por dia, de patrocinadores, com 10 minutos de duração cada.

O Auditor Fiscal da Receita Estadual do Espírito Santo, Bruno Aguilar Soares, que responde como líder nacional do Projeto NFC-e, irá palestrar no segundo dia do evento (23 de junho) às 15h10 sobre o varejo em tempos de pandemia.

"Na palestra irei tratar sobre a transformação digital do varejo durante a pandemia do novo coronavírus, como afetou os negócios, a gestão fiscal e a experiência do consumidor", comenta Aguilar.

Segundo o Auditor, ele também irá falar sobre temas como crescimento das transações do comércio eletrônico, documentos fiscais, e os novos meios de pagamentos, como o PIX e criptomoedas.

"É um evento que, além de trazer inovações fiscais, tem um concurso em que várias empresas que atuam na automação fiscal e soluções para o varejo e logística podem apresentar seus cases", acrescenta Aguilar.

Como nesta 6° edição também ocorrerá o Fórum de Documentos Fiscais do Transporte, poderá se inscrever qualquer empresa que tenha desenvolvido sistemas ou aplicou alguma inovação ligada à gestão do varejo ou a logística de cargas, e que tenha relação com o documento fiscal eletrônico (NF-e/NFC-e/CT-e/MDF-e).

Isso vale, por exemplo, para um aplicativo que facilita a emissão de documento fiscal eletrônico; ou facilita o pagamento para o consumidor evitar filas; para uma solução ligada ao comércio eletrônico e a integração fiscal de pagamentos ou logística, entre outras.

As empresas interessadas podem se inscrever até o dia 15 de maio.

Maiores informações no regulamento do Inova NFC-e.

Contexto

O projeto da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) busca implantar no país um documento fiscal de existência somente digital emitido nas vendas e serviços no varejo, inclusive no fornecimento de refeições.

Entre as premissas do projeto está a mínima inferência no ambiente de automação do contribuinte, e liberdade de escolha de software e hardware em um ambiente de mercado fracamente regulado e com reforço da qualidade dos dados por meio do uso de regras de validação para preenchimento do documento fiscal.

Desde o início do projeto em 2014 até o presente ano, contribuintes de 26 Estados e do Distrito Federal já implantaram o sistema, resultando no crescimento exponencial da quantidade de notas emitidas, afetando milhões de consumidores, em todos os segmentos de mercado.

Da mesma forma, o projeto dos DF-e Transportes ao longo dos anos trouxe uma série de iniciativas inovadoras ao segmento de transportes nas diversas áreas, seja em cargas, valores, passageiros, tendo seu início ocorrido com o Conhecimento de Transporte Eletrônico no ano de 2007 e atualmente conta com 6 (seis) documentos fiscais eletrônicos neste segmento.

São eles: o Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) e o Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) no transporte de cargas; o Conhecimento de Transporte Eletrônico para outros Serviços (CT-eOS) e a Guia de Transporte de Valores Eletrônica (GTV-e) no transporte de valores; e o Bilhete de Passagem Eletrônico (BP-e), para o Transporte de Passageiros.

Neste sexto ano do evento há a novidade da inclusão das iniciativas inovadoras voltadas ao segmento de transportes.

 

Quer saber sobre as últimas ações dos Auditores Fiscais do ES e ficar por dentro das discussões mais recentes envolvendo impostos como ICMS, IPVA e ITCMD, entre outros assuntos de âmbito da Receita Estadual? Então acompanhe agora mesmo o Sindifiscal no Instagram e no Facebook.